Segunda, 20 de Maio de 2019
Rio Secando
Entre Rios recebe visita da Defesa Civil para averiguar situação de estiagem e do rio Subaúma
Imagem: ASCOM ENTRE RIOS
Publicado em 23/01/2019

Nesta quarta(23), o município de Entre Rios recebeu visita da Defesa Civil, para se averiguar situação de estiagem onde compromete o abastecimento hídrico da população, com base no decreto de Nº 478 datado de 17/01/2019.

Durante visita in loco ao Rio Subaúma, a Defesa Civil constatou que de fato há comprometimento no que se refere o abastecimento da sede, uma vez que, por conta da estiagem prolongada, o único e importante manancial de água que abastece o Município foi comprometido, e se encontra em situação crítica.

Foi visitada também, a empresa ITOGRASS, no qual a mesma emitiu comunicado informando a suspensão de suas atividades no que tange o comprometimento com o abastecimento de água da sede.

O Gerente Municipal da Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (EMBASA), declarou à assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal que, por intermédio do Governador Ruy Costa, será adquirido gerador para que através deste, a água seja bombeada emergencialmente dos poços para as casas, com prazo estimado de 15 dias para instalação e execução.

Vale ressaltar que, embora o abastecimento de água da sede não seja de competência Municipal , o Prefeito Elízio Simões, preocupado com a gravidade da situação e em parceria com Governo do Estado, não tem medido esforços para que se restabeleça o fornecimento de água o mais rápido possível.

Comentário do Entre Rios Notícias: Apesar de colocado no texto, segundo a Constituição Federal é competência sim do município o abastecimento de água, o texto do Art. 30, Inciso V diz organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial. Ou seja, A prefeitura tem responsabilidade pois faz uma concessão a EMBASA, inclusive por Lei, para operar no município. Um erro que não pode ser cometido por uma Assessoria de Comunicação/Prefeitura

Por: ASCOM ENTRE RIOS
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 1 usuários online - Páginas visitadas hoje: 1