Quarta, 17 de Julho de 2019
Entre Rios
15 agrotóxicos tóxicos foram encontrados na água de Entre Rios entre 2014 e 2017
Imagem: Redação
Publicado em 21/04/2019

Um coquetel que mistura 15 diferentes agrotóxicos foram encontrados na água que sai da torneira para consumo em Entre Rios, entre os anos de 2014 a 2017. Desse 15 encontrados, 8 são associados as doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

Dos 15 detectados, 3 agrotóxicos tiveram concentração acima do limite considerado seguro no Brasil na água, foram eles os: Aldrin, Endrin e Clordano , esse último é associado as doenças crônicas.

Já os outros 12 agrotóxicos detectados, estavam acima do limite considerado seguro na União Europeia, que são os altamente tóxicos: 2,4 D + 2,4,5 T, Endossulfan, Metolacloro, Molinato, Simazina.
E os associados as doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas que são : Alaclor, Atrazina, DDT + DDD + DDE, Diuron, Glifosato, Lindano e Trifluralina

Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento.

Coquetel tóxico

A mistura entre os diversas químicos foi um dos pontos que mais gerou preocupação entre os especialistas ouvidos. O perigo é que a combinação de substâncias multiplique ou até mesmo gere novos efeitos. Essas reações já foram demonstradas em testes, afirma a química Cassiana Montagner. “Mesmo que um agrotóxico não tenha efeito sobre a saúde humana, ele pode ter quando mistura com outra substância”, explica Montagner, que pesquisa a contaminação da água no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. “A mistura é uma das nossas principais preocupações com os agrotóxicos na água”.

Por: Repórter Brasil / Sisagua / Portal dos Alimentos
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 1 usuários online - Páginas visitadas hoje: 1