Domingo, 15 de Setembro de 2019
SOLIDARIEDADE
E Se Fosse Você? Grupo solidário é criado para ajudar as pessoas em Entre Rios
Imagem: Redação
Publicado em 09/07/2019

Um grupo solidário chamado E Se Fosse Você?, foi criado por moradores de Entre Rios em prol de ajudar o próximo. Tudo começou com o sofrimento causado em diversos moradores de Entre Rios, devido a epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya. Abaixo temos o texto do grupo:

Querid@s,

Estamos criando um espaço solidário, onde traçaremos ações em prol dos nossos irmãos que estão em sofrimento físico e/ou emocional causados pelo caos em que se transformou a nossa cidade (Entre Rios-BA), com uma epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya.

Tudo começou por um pedido de meu filho Yude Ravi (9 anos), após uma crise de dor que eu sofri, em que ele precisou usar força de homem para me ajudar (Allec, 15 anos, também estava doente). Ao final da crise, que durou umas duas horas de dores inimagináveis, ele chorou e orou por todas as pessoas que estão sofrendo com essas doenças e que possivelmente estejam sozinhas em casa, precisando de ajuda; chorou, inclusive, pelas crianças abandonadas e moradores de rua, desassistidos na saúde, com uma grande possibilidade de estarem sofrendo as mesmas dores.

De fato, tem muita gente padecendo em nossa cidade, e nós precisamos dar as mãos e ajudarmo-nos. Hoje eu estou doente; amanhã, infelizmente, pode ser você, nossos filhos, mãe, pai etc.

Há muita gente precisando de ajuda, e a coisa está tão grave que há pessoas que, por estarem sozinhas e sem dinheiro para chamar um carro e irem ao hospital, estão se jogando pelo chão, devido ao enorme sofrimento, ou por muita fraqueza, por não conseguirem ficar em pé e preparar o próprio alimento.

Ravi pediu-me que, assim que eu melhorasse um pouco, criasse um grupo onde essas pessoas pudessem receber ajuda. LINK DO GRUPO: E Se Fosse Você?

Durante essa semana, entre uma crise e outra de dor, mesmo sentindo-me fragilizada e impotente, consegui organizar meus pensamentos e chegar ao que pode ser realizado: fiz contato com profissionais de várias áreas e consegui alguns colaboradores para criarmos um trabalho solidário, com interação principalmente em um grupo de WhatsApp. Os profissionais, igualmente buscaram outros, tornando-nos um grupo de nove, inicialmente. Estaremos atuando nesta página e no grupo “E se fosse Você?”, do WhatsApp. Somos:

Adilson Conceição (Farmácia Conceição / Entre Rios-BA)
Andréa Mascarenhas (Professora / Entre Rios-BA)
Andréa Mendes (Professora; Escola Jardim Pequenópolis / Entre Rios-BA)
Edilene Couto (Professora / Entre Rios-BA)
Ireny de Souza (Psicóloga / Entre Rios-BA)
Jannette Lima (Professora / Esplanada-BA)
Jeam Pedro (Professor / Gráfica Shalom / Entre Rios-BA)
Mileide Lima (nutricionista / Entre Rios-BA)
Noêmia Alves (Apresentadora do programa de TV “De Mulher para Mulher” / Alagoinhas-BA)

Estamos recebendo, também, o importante apoio de vári@s funcionári@s amig@s da Escola Municipal Monteiro Lobato e outras instituições.

A fim de que possamos adicioná-los/as ao grupo do WhatsApp — você, que precisa de apoio, e você, que tem interesse em PRESTAR ALGUM TIPO DE AJUDA — por gentileza, envie, POR MENSAGEM, seu contato a/aos administradores/as abaixo linkados:

Andréa Mendes
Andréa Mascarenhas
Edilene Couto
Ireny de Souza

Se você, mesmo sendo de longe, solidariza-se com nossa cidade, entre em contato conosco, venha ser um fio dessa linda teia humana. O grupo do Whatsapp só comportará pessoas do nosso município, mas você pode nos oferecer ajuda por aqui, por mensagem aos moderadores acima citados. <3

OBS.: Interessante não entrarem no grupo crianças nem adolescentes, pois podem não ter, ainda, maturidade para lidar com o sofrimento do outro. Porém pais e mães envolvid@s podem estar dialogando sobre essa ação com seus filhos e aproveitando para ensinar-lhes sobre compaixão, empatia e solidariedade. <3

Muito obrigada pela atenção! 🌷
Andréa Mascarenhas


Além disso o grupo divulga sugestões de ações simples que podem ajudar:
Você pode ser uma mão amiga necessária ou bastante útil nos momentos de enfermidade. Pois uma atitude empática pode ser de muita valia no momento de angústia e dor de alguém.

*Como posso ajudar?*

✅ Fornecendo ou indicando locais na cidade que vendem alimentos prontos com entrega a domicílio *(quando solicitado);*

✅ Emprestando ou indicando onde vende e aluga-se equipamentos de segurança como: *andadores, muletas, cadeiras de rodas ou outros;*

✅ Se disponibilizando para levar as crianças *(de amigos enfermos)* para passear por alguns minutos (aliviando a sobrecarga e o estresse);

✅ Se disponibilizando para levar a pessoa ao hospital, fornecendo contato de táxi ou fazendo a ligação para dar o socorro;

✅ Se disponibilizando para auxiliar na ida a feira, supermercados, farmácias etc.;

✅ Juntando lacres de latinhas para serem levados até os pontos de coleta e posteriormente trocados por *cadeiras de rodas* no Rotary;

✅ Doando agasalhos e cobertores para pessoas carentes e moradores de rua. *(O frio intensifica as dores nas articulações)*;

✅ Promovendo *"Sopão Solidário"* para pessoas carentes, moradores de rua e outras.

✅ Orientando ou auxiliando na limpeza de quintal, caixa d'água etc.;

✅ Promovendo campanhas de combate ao mosquito transmissor da *Dengue, Zica e Chikungunya* nas suas redes sociais e boca a boca.

Por: Fábio Régis
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados