Segunda, 19 de Novembro de 2018
Uma boa história
Dr. Everton Mendes: de origem humilde à médico atuante na luta em defesa da dignidade da saúde e da vida humana
Imagem: Dr. Everton
Publicado em 30/01/2018

Médico e professor reconhecido na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Este é Dr. Everton Mendes, baiano do município de Esplanada que se destaca na história da Medicina na Bahia pela personalidade alegre e cativante e pelo aspecto humano do seu atendimento aos pacientes sempre com muita atenção e dedicação, cujas virtudes vão além da habilidade profissional, mas também pela sua contribuição no envolvimento em trabalhos sociais e no voluntariado para servir a população nas comunidades carentes de Salvador, Região Metropolitana e diversas cidades do interior, sempre em defesa da bandeira da dignidade na saúde do Estado.

O médico destaca-se pela atuação em diversas situações emblemáticas na saúde e na medicina no Estado. Sua vida é marcada pela excelente capacidade profissional e atuação e sensibilidade com o social.

Em seu desejo de ser médico, conseguiu aprovação no vestibular da Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS para medicina, mas optou em ingressar o curso na UEFS onde se formou em outubro de 2014, além de ter cursado Licenciatura em Física na mesma Universidade.

Com muita luta, fé e força de vontade e com o apoio da família, conseguiu se formar em medicina para vencer as dificuldades da vida. De lá pra cá, Everton tem se tornado um médico destacado e reconhecido não apenas profissionalmente, mas também como um forte atuante em causas sociais.

"Trabalhei e estudei feito um louco. Mas tive uma boa formação e atuo atendendo crianças, idosos, urgência e emergência, recém nascidos, enfim, tive uma boa formação médica. Desde quando eu formei no dia 24 de outubro de 2014, diante de tantas injustiças que aconteceram na minha vida e diante de todas as dificuldades que sofri na pele tive que passar por cima de todas e venci", comemora.

Dono de um modo peculiar de trabalho e de atendimento, Dr. Everton é reconhecido pela classe médica, pelos pacientes e pelas comunidades carentes onde inspira adeptos e admiradores, não apenas de profissionais, mas de pessoas que se espelham em sua atuação profissional e social.

Hoje, Dr. Everton levanta a bandeira do ecumenismo e busca atuar em prol da sociedade em que vive.

Recentemente, Dr. Everton esteve em Esplanada realizando ações sociais na comunidade de Limões, onde foram feitos centenas de atedimentos médicos com Oftalmologistas, Pediatras, Clinico Geral dentre outros serviços de saúde.

Everton esteve também nos estúdios na Brisamar FM através do evento Ilê Afro Esplanada, organizado pelos jovens Eliel Ramos e Uilliam Araújo para falar, na ocasião, sobre o Novembro Azul com o objetivo de orientar a população masculina que mora na cidade e região sobre a prevenção, os sintomas e o tratamento do câncer na próstata.

''Pretendo voltar a Esplanada o mais breve possível para fazer uma ação grande, no Timbó ou no Centro'', garante Dr. Everton.

De origem humilde à médico atuante em defesa da saúde e da dignidade da vida humana

Mesmo nascido em Esplanada em 20 de abril de 1982, Everton Mendes foi registrado em Entre Rios, como filho da comunidade de Pedras, onde naquela época nenhuma criança poderia ficar sem registro.

''Meu pai era também dono do cartório. Ele foi prefeito de Esplanada por algumas vezes, negou minha paternidade até a morte. Minha mãe era filha da roça, era uma mulher muito linda e meu pai fez de tudo para ter um relacionamento com ela. Depois de quatro anos de relacionamento, veio o primeiro filho. Ele forçou ela a abortar. Depois de dois anos, veio o segundo filho: eu. Minha mãe não podia mais abortar, disse que ia ter e ele disse que não era filho dele, e nunca me assumiu, nunca fez nada", conta Everton emocionado ao relembrar a passagem familiar de forma saudosa.

Everton lembra ainda que naquela época foi registrado com cerca de 7 anos de idade, quando precisou entrar na escola para estudar.

''Quando ela me levou, logo quando eu nasci para ser registrado, meu pai também era dono do cartório e ele disse que não ia registrar lá. Minha mãe teve que procurar outro município vizinho. No meu registro tem 'natural de Entre Rios', mas na verdade eu nasci na Santa Casa de Misericórdia de Esplanada. Entrei na escola. Sempre estudei em Escolas Públicas onde sempre fui líder. Sempre fui um cara proativo. Fui da primeira turma de científico do Colégio Estadual Celina Saraiva, cuja a diretora era a professora Rubinalva. Ajudei a montar o Grêmio Estudantil do Colégio. Meu primeiro trabalho foi como Office boy em Esplanada, onde ganhava R$ 60 por mês. A primeira televisão de minha casa foi comprada com esse dinheiro que foi meu primeiro salário, pois não tínhamos televisão", relembra Everton.

De origem humilde, foi com muita luta que em outubro de 2014, Everton Mendes se formou em Medicina. A partir daí, são anos dedicados à profissão, atuando na maioria dos hospitais da Bahia.

Em alguns momentos, chega a trabalhar mais de 24 horas por dia. Para ele, todas as horas são de doação para amparar os necessitados. Em toda a sua longa carreira, jamais associou seu trabalho às recompensas financeiras ou outras que significassem proveito. Dr. Everton consegue perceber facilmente o sofrimento dos pacientes, compreendendo e acolhendo a todos.

Dr. Everton Mendes faz parte do rol de profissionais destacados reconhecidos nos meios médicos do Estado pela sua técnica apurada e seu caráter humano.

Segue o link para acompanhar a trajetória desse guerreiro: Dr. Everton Mendes

Entre em contato com a Reportagem do Esplanada News e conte sua história para gente, você pode ser a mudança que quer ver no mundo.



Entre Rios Notícias - Você sempre na frente!

Por: Esplanada News/Eliel Ramos
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2018 © Todos os direitos reservados - 15 usuários online - Páginas visitadas hoje: 782