Quinta, 17 de Janeiro de 2019
PERIGO
Moradora de Entre Rios acha escorpião em casa e fica preocupada
Imagem: Redação
Publicado em 26/12/2018

Algo que preocupa a todos são os bichos peçonhentos, agora imagine você chegar em casa e encontrar um escorpião. Esse foi o susto de uma moradora de Entre Rios teve esses dias, ao se deparar com o bicho dentro da sua casa no bairro Bela Vista, ainda mais tendo um bebê de um ano e um irmão transplantado. Segundo a moradora o animal possivelmente veio de outra casa vizinha que está abandonada.

É de se preocupar mesmo, nos últimas anos mortes por picada de Escorpião aumentaram em 152%, Segundo especialistas, crianças e idosos são as maiores vítimas, menores de 7 anos ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado, diferentemente dos idosos, cujo sistema começa a apresentar limitações.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR UM ESCORPIÃO SEGUNDO ESPECIALISTA:

No caso de avistarmos o animal, devemos procurar maneiras de prendê-lo e levá-lo para um centro especializado, como o de zoonoses ou laboratórios de doenças infecciosas. Identificar qual é a espécie pode nos ajudar no caso de ele ter mordido alguém ou mesmo impedi-lo de fazer isso no futuro.

Uma boa maneira de capturá-lo é com um frasco grande de vidro: cubra-o com cuidado e use pinças para manipulá-lo. Nunca o pegue com as mãos.

Você pode usar um papelão ou algum material grosso para colocá-lo no recipiente. Cubra a garrafa e faça um buraco para que o animal possa respirar.

Se você não tiver coragem para executar essa técnica, pode tirar uma foto ou várias de diferentes ângulos. Leve-as ao centro especializado, onde eles informarão se é uma espécie venenosa. Faça o seu melhor para não matá-lo, especialmente se ele tiver mordido alguém. A única maneira de saber se ele é perigoso ou não é através do conhecimento de um profissional.

O que fazer se formos picados por um escorpião?

Talvez a prevenção ou as medidas não tenham sido eficazes o suficiente, ou talvez você não tenha tido tempo para vedar a sua casa. Você talvez estivesse distraído quando recebeu a picada.

É provável que você sinta imediatamente dor e um ligeiro inchaço na área. Ligue para o serviço de emergência o mais rápido possível e depois para o centro de controle de intoxicação e envenenamento. Eles vão te dizer como tratar a picada e como determinar se você foi envenenado.

Descreva à equipe todos os sintomas e suas características pessoais ou de quem foi picado. Isso porque o tratamento é diferente no caso da vítima ser uma criança ou um adulto.

Você também deve fazer uma descrição o mais detalhada possível do animal. Enquanto aguarda a chegada da equipe médica, preste muita atenção aos sintomas que apresenta. Nos casos mais graves, uma pessoa pode vomitar, salivar em abundância, ter taquicardias ou movimentos involuntários das extremidades ou, ainda, apresentar uma inflamação grave na área da picada.

Lave bem a área com água e sabão neutro. Mantenha a vítima imóvel e o mais tranquila possível, para evitar que o veneno se espalhe rapidamente pela circulação sanguínea. Aplique gelo para reduzir a inflamação e a coceira e, também, para retardar a ação do veneno. Se doer muito; você poderá tomar um analgésico

Por: Redação
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados - 23 usuários online - Páginas visitadas hoje: 657