Uma entrerriense foi vítima do golpe do Whatsapp, onde o mesmo foi clonado e ela perde o acesso. O Golpe aconteceu através de uma página falsa no Instagram, que se passa como sendo de Promoções da Costa do Sauípe.
Essa conta começa o golpe da seguinte forma:
Após a pessoa passar o número de contato, eles pedem que para gerar o comprovante da promoção, é necessário confirmar o código que chegou através do SMS. É aí, que os falsários clona o Whatsapp. E aí, como o Whatsapp clonado, eles podem utilizar para aplicar outros golpes, principalmente o de pedi dinheiro a pessoas conhecidas.
Como posso me prevenir?
- Existem duas medidas extremamente importantes para incrementar a segurança no aplicativo. A primeira é nunca compartilhar o código de seis dígitos do WhatsApp enviado via SMS com terceiros, assim os criminosos não terão acesso a sua conta.
- Outro recurso disponibilizado pelo aplicativo é a “confirmação em duas etapas”. Essa é uma camada a mais para sua proteção. Com ela ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp. Para ativá-la, entre em Configurações/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Em seguida, defina uma senha e digite seu e-mail.
Abaixo o Perfil no Instagram utilizado para o golpe: Eles utilizam a logo da Costa do Sauípe, e as mesmas imagens do Perfil Oficial, então, toda a atenção é importante. A Costa do Sauípe, alerta em seu Perfil Oficial, para prestar atenção no selo de Verificado, que a conta oficial tem.