A Prefeitura Municipal de Entre Rios, por meio da secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), deu início na última quarta e quinta-feira (25 e 26), na Câmara de Vereadores, o Acolhimento Pedagógico para os profissionais da saúde.
O Acolhimento Pedagógico é uma estratégia para a Qualificação dos trabalhadores e do trabalho na Atenção Básica e Saúde da Família em todo o Estado da Bahia e introduz temas estruturantes para o desenvolvimento dos serviços na Rede de Atenção a Saúde. O Acolhimento é dividido em três etapas: a 1ª Etapa ocorre em 3 dias de encontros presenciais; a 2ª Etapa 45 dias após os encontros presenciais e a 3ª etapa em 2 dias para apresentação e reflexão sobre a vivência no território e postagem em ambiente virtual (AVA). A ação em Ente Rios conta com a intermediação das Coordenadoras da Atenção Básica, Nadja Brito, Rita Pimenta e Geisa Moitinho.
De acordo a secretária de Saúde, Edmara de Matos, trazer esse tipo de qualificação é fundamental para fomentar um atendimento humanizado na rede: “Quando um paciente chega na Unidade Básica, ele quer se sentir acolhido e ser bem tratado. Então, estou feliz de que nossa rede está se preparando cada vez mais para essa escuta qualificada”, acrescenta.