No último sábado, o povoado de Sítio do Meio, na cidade de Entre Rios/BA, recebeu a visita de uma família francesa bastante incomum: Anne-Laure Andry, Pierre-Jean Miot e seus três filhos, duas meninas e um menino, que estão cruzando o mundo de bicicleta desde 2015.
A aventura começou quando Anne-Laure e Pierre-Jean decidiram partir em uma jornada pelo mundo com suas bicicletas. A ideia era percorrer o planeta sem pressa, conhecendo novas culturas e lugares, e vivendo uma vida mais simples e em contato com a natureza, nisso já percorreram 38 países.
O casal iniciou a viagem sozinho, mas, ao longo do caminho, acabaram tendo três filhos, duas meninas, uma nasceu próximo ao Nepal e outra nasceu no Peru, e um menino, que nasceu no estado do Goiás, aqui no Brasil. Desde então as crianças acompanham os pais em toda a jornada, viajando em uma espécie de carretinha acoplada à bicicleta de Anne-Laure.
Durante os seis anos de viagem, a família passou por inúmeros desafios e superou muitos obstáculos. Além de enfrentar condições climáticas adversas, como nevascas e tempestades de areia, tiveram que lidar com a falta de recursos em algumas regiões e enfrentar questões de segurança em países com altos índices de violência.
Mas nada disso foi suficiente para desanimar o casal. A cada nova etapa, eles se surpreendiam com a beleza dos lugares que conheciam e com a generosidade das pessoas que encontravam pelo caminho.
A chegada da família francesa no povoado foi um acontecimento marcante, que não está acostumada a receber visitantes tão diferentes. Os moradores se encantaram com a história da família e se mobilizaram para oferecer hospedagem e alimentação enquanto eles descansavam por uma noite somente.
Anne-Laure e Pierre-Jean agora planejam terminar sua jornada em direção à França, pois querem que seus filhos tenham uma vida mais normal, como ir a escola e um mesmo teto para dormir todas as noites. Mas a Família ainda tem que chegar no Recife, para providenciar a documentação do filho mais novo para poder embarcar no navio no dia 14 de Abril.
Percorrendo em média 30 km por dia, o casal e filhos deverão levar ainda um mês para fechar no Recife em Pernambuco. Para ajudar nas despesas da viagem, eles vendem artesanato, e muitos bonitos, já que Anne-Laure é Designer, e também fazem pequenos trabalhos nos locais em que passam, Pierre é engenheiro.
Essa história é digna de filme, e filme dos bons e esperamos que o final continue sendo feliz! Boa Viagem a Família Pierre!